25 de outubro de 2006

Árvore de Beltane

Material:
Fitas brancas e vermelhas
Em uma árvore da vizinhança ou da sua casa, de preferência uma amendoeira. Decore-a com fitas longas e coloridas, fazendo um pedido para toda vez que amarrar uma fita nos galhos e conseguir assim, as bênçãos do povo das fadas que brilham sobre este mundo. Agradeça também toda a magia presente em sua vida.


Por Sally Morningstar

Fogueiras de Beltane

Beltane, como sendo o festival da fertilidade, da purificação e do fogo, é um dos maiores rituais da Grande Roda. A palavra Beltane se origina dos termos: Bel (nome do Deus Belenos ou Belenus) e tan (fogo), juntas as duas palavras significam "fogo de Bel" ou "fogo no céu".

Nos antigos costumes celta, diz que o fogo doméstico deve ser apagado da casa toda, nesse dia, depois fazer uma grande fogueira com as nove árvores sagradas: freixo, bétula, aveleira, carvalho, teixo, sorveiro, salgueiro, pinheiro e espinheiro, que seriam acesas pelos druidas ao nascer da Lua, dando início à celebração.

Cada família, então, levava brasas deste fogo para a sua casa, pois desta forma reacendiam as chamas em casa, representando uma bênção divina e marcando a chegada do verão.


Podemos encontrar a correlação de Beltane às festas juninas, como na dança em torno de um mastro decorado ou no costume de pular a fogueira. Bênçãos plenas!

Rowena Arnehoy Seneween ®


2 comentários:

  1. Que as bênçãos recaiam sobre nossas vidas como a chuva!!!

    Beijos, minha cara!

    ResponderExcluir
  2. Que Beltane possa tornar nossas vidas ainda mais férteis e prósperas!

    Beijo bem caloroso,

    Ψ Ceallaghan Wolfgang Anderyatt Ψ

    ResponderExcluir

Fáilte... Bem-vindo(a)!