Energia Lunar

A Lua sempre exerceu uma influência notável em nossas vidas, principalmente, nas mulheres que comungam intimamente com suas variações durante os períodos menstruais, chegando até a menopausa. Os antigos sabiam muito bem disso e respeitavam esse poder feminino. Diz a lenda que as mulheres que tinham seus ciclos regulados conforme as fases lunares eram mais férteis durante a Lua Cheia e mais sábias na Lua Nova, aproveitando esse período para conectar-se com o Outro Mundo e fazer previsões para a tribo.

De acordo com a estudiosa Dra. Miranda Green, Plínio fez alusão à lua e aos amuletos de cura e regeneração, evidências arqueológicas associam algumas deusas celtas às fases lunares, como podemos observar no grande templo dedicado a deusa gaulesa Sulis, em Bath na Inglaterra, onde foi encontrado um pingente lunar e cujas fontes termais sagradas diziam curar doenças físicas e espirituais.

Nos dias atuais a menstruação ainda é vista como um tabu. Muitas mulheres se esquecem de ouvir seu chamado interior. Talvez pelo stress, vergonha ou falta de informação, acabam reprimindo esse dom natural e por conta disso sofram tanto com os efeitos da TPM durante as suas luas.


Fazendo uma analogia, quando ritualizamos esse processo entramos em contato com antigas forças ancestrais e assim equilibramos também o nosso interior. Além disso, suas fases podem ser observadas da maneira como descreve o escritor Alexei Kondratiev: "Cada lunação imita o padrão do ano, no seu período Crescente em Samos (verão), na Cheia com a sua plenitude gloriosa e logo na sua fase Minguante em Giamos (inverno), culminado na Nova com sua completa desaparição na obscuridade onde o seu ciclo começa de novo." Podemos dividir os ciclos lunares, basicamente, nas seguintes fases:

- A Lua Crescente é o período que vai da Nova à Cheia, quando a Lua aumenta e expande a luminosidade.

- A Lua Minguante vai entre a Cheia e a próxima Nova, quando a Lua está decrescendo a luz e se recolhendo.

- A Lua Crescente é supostamente melhor para às práticas relacionadas a novos projetos, atividade física, saúde e todas as questões ligadas ao plano material, profissional e pessoal.

- A Lua Minguante é excelente para avaliar e completar o trabalho iniciado na primeira metade do ciclo anterior. Sendo propícia para podas de árvores e o preparo da terra, o planejamento, o repouso, a reflexão e o banimento das energias desgastadas.

Os astrólogos modernos dizem que os melhores dias para se tomar decisões e programar novos projetos são imediatamente após a Lua Nova, mas não é recomendado o primeiro dia da Lua Nova, em vez disso, espere pelo menos 24 horas, ou seja, no segundo dia da lua. As atividades iniciadas nesta ocasião tendem a persistir por todo o ciclo. Este é um período ideal para enfrentar medos e romper padrões negativos, meditar e fazer divinações, além de trabalhos voltados ao desenvolvimento espiritual, para facilitar o transe e a visão.

A Lua Cheia é espiritualmente poderosa e pode nos trazer uma grande percepção intuitiva da vida, se usada para meditação ou as atividades de cura e harmonização, que nos conecta, ainda mais, à plenitude da luz e a lucidez. Tanto a Lua Nova quanto a Lua Cheia são excelentes para trabalhos meditativos de autoconhecimento e prosperidade. Que assim seja!

Fonte bibliográfica:
CUNNINGHAM, Donna - A lua na sua vida e as influências sobre as mulheres - Ed. Pensamento, 1999.
GREEN, Miranda Jane Aldhouse. Celtic Myths. London: University of Texas Press, 1995.
KONDRATIEV, Alexei - Rituales Celtas - Buenos Aires: Ed. Kier, 2001.

Leia mais em: Energia Lunar e seus atributos

Rowena A. Senėwėen ®

4 comments

  1. Anônimo11/9/08

    Querida Rowena,

    Parabéns pela postagem!
    É muito importante mesmo nos conscientizarmos da importância de respeitarmos nosso ciclos, nossas fases.

    Um grande beijo e as bêncãos da Deusa,

    Anna.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anna!!!

    É verdade, minha querida! Somos uma só voz conscientes dos nossos dons naturais. Abençoada sejas!

    Beijos e bênçãos da Deusa...

    )O( Rowena

    ResponderExcluir
  3. Rowena, tão feminina força,

    saudade grande de você, amiga!!!

    Beijos, amor e bênçãos,
    Lydiah.

    ResponderExcluir
  4. Idem, minha querida Lydiah!!!

    Beijos no coração...

    )O( Rowena

    ResponderExcluir

2006 © Brumas do Tempo - Todos direitos reservados.