13 de outubro de 2009

O que é Antropologia?

Antropologia, do grego "anthropos" (homem ou pessoa) e "logos" (razão ou pensamento), é a ciência que reúne várias disciplinas, cujas finalidades comuns, são descrever o homem e analisá-lo com base nas características biológicas, físicas e culturais. Dando ênfase as épocas, as diferenças e as variações entre os grupos a que pertencem.

"A antropologia dedica-se primordialmente ao desenvolvimento das sociedades humanas no mundo. Estuda os comportamentos dos grupos humanos, as origens da religião, os costumes e convenções sociais, o desenvolvimento técnico e os relacionamentos familiares. Um campo muito importante da antropologia cultural é a lingüística, que estuda a história e a estrutura da linguagem. A lingüística é especialmente valorizada porque os antropólogos se apóiam nela para observar os sistemas de comunicação e apreender a visão do mundo das pessoas. Através desta ciência também é possível coletar histórias orais do grupo estudado. História oral é constituída na sociedade a partir da poesia, das canções, dos mitos, provérbios e lendas populares."

Essa é uma das propostas dentro do nosso estudo, voltado aos povos celtas e no resgate à língua gaélica. Que assim seja!

Rowena Arnehoy Seneween ®

Fonte bibliográfica: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fáilte... Bem-vindo(a)!