Danças Folclóricas

Singela homenagem aos meus antepassados poloneses - Zavitoski, sobre as suas danças folclóricas e que se dividem em dois grandes grupos:

  • Nacionais
"São dançadas em toda Polônia  - krakowiak, polonez, mazur, kujawiak, oberek - apresentam autenticidade de passos e gestos, possuindo motivos e enredos próprios. Originam-se de festividades antiguíssimas, caracterizada por formações circulares com a participação de muitos elementos."
  • Regionais
"São elas, a Polka Warszawska, a Suita Tanców Nowy Sadeckich, a Tance Cieszynskie, a Tance Góralów Zywieckich, a Tance Kaszubskie, a Tance Lubelskie, a Tance Rzeszowskie e a Tance Warminskie, originárias de diversas localidades, que são diferenciadas em trajes, música e movimentos."

A Polca é um gênero de música dançante de compasso binário, que originou-se no início do século XIX, na Boêmia, disseminando-se para vários países.


Fazendo um paralelo sobre a expansão céltica que, entre o período 700 e 500 a.C, estendeu-se pela Alemanha ocidental em Baden-Württemberg e Baviera, Boêmia, Morávia, prolongando-se até o sul da Polônia, Hungria e Áustria, local onde encontra-se um rico testemunho arqueológico - o famoso sítio de Hallstatt, próximo a Salzburgo - que deu o nome a essa cultura celta, predominante durante a Idade do Bronze e, posteriormente, dando origem à Idade do Ferro.

Leia mais sobre a Mitologia Céltica, clicando aqui.

Bênçãos plenas do Céu, da Terra e do Mar!

Rowena A. Senėwėen ®

Fonte bibliográfica:
Portal Rheinland Pfalz
Wikipédia - Enciclopédia
YouTube: Grupo Celtic Thunder

3 comments

  1. Anônimo16/7/10

    Olá!!
    "Navegando por esses mares", encontrei seu blog no qual fiquei por um bom tempo a ler.
    Muito bacana...
    Gosto de tudo que se refere a era medieval.
    Uma vez assisti um filme chamado "Minha vida em outra vida" (não sei se vc conhece)e ao ver sua foto passou em minha mente ...quem sabe ela (vc ) não viveu naquela época dos celtas.Quem sabe onde e como já vivemos?
    até mais ...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Silvia!

    Seja bem-vinda! Com certeza já vivemos muitas vidas e dessas, as que tiveram um maior impacto, seja por afinidade ou por outro motivo qualquer, estarão sempre presentes em nossas almas com muita vivacidade. Os celtas e os druidas fazem parte da minha história e de muitas pessoas também.

    Ah, se não me engano já assisti esse filme, sim!

    Uma outra vida irlandesa, com trilha sonora em gaélico... Lindo demais! Olha as afinidades presentes! Rsrsrs....

    Beijos e muitas bênçãos!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18/7/10

    rs
    Olá Rowena!!
    Obrigada pela visita.
    Quem me dera poder conhecer todos os lugares sagrados deste mundo ... seria demais.
    Sim , o Solo Sagrado faz parte de minha história.É um lugar de rara beleza e de uma energia que é impossivel querer descrever.Só quem já visitou sabe como é, não é mesmo?
    bjos e até mais

    ResponderExcluir

2006 © Brumas do Tempo - Todos direitos reservados.