13 de julho de 2010

Stonehenge - O Círculo de Pedras

Stonehenge é um sítio arqueológico, considerado como o mais importante monumento pré-histórico da Grã-Bretanha, localizado nas planícies de Salisbury, no condado de Wiltshire, Inglaterra. A partir de 1986, foi tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco.


A estrutura principal é formada por dois anéis com monolitos de pedra, construídos por volta de 3100 a.C., provavelmente para executar rituais religiosos. O anel externo tem cerca de 86 metros de diâmetro e o interno, em média, 30 metros. A arquitetura dos anéis tem relação com os movimentos do Sol e da Lua e alguns monolitos possuem cerca de 9 metros de altura.

A construção original era composta por uma vala circular e um monte com 56 furos, formando um anel em torno do seu perímetro. A primeira pedra a ser colocada no sítio foi a "Pedra do Calcanhar", marcando uma entrada única, deliberadamente orientada e planejada para que o sol da manhã do solstício de verão irradiasse diretamente sobre ela, onde os primeiros raios brilham no centro do monumento e expandem por entre os braços abertos das pedras, no formato de ferradura.

Esse alinhamento expressa uma grande adoração ritualística ao sol, concluindo que o monumento foi construído como um templo solar. Mas, recentemente, o astrônomo Gerald Hawkins afirmou que Stonehenge não é meramente alinhado à energia solar e lunar ou aos eventos astronômicos, mas usado também para a previsão de acontecimentos, como eclipses e as mudanças nas estações do ano.

Enfim, Stonehenge é muito mais do que um antigo templo e apesar de seu acesso ser restrito, ele ainda é considerado um local sagrado de máxima conexão com os Deuses, envolvo por muitos mistérios e que atrai cerca de 700 mil visitantes por ano. Nesse ponto, vale ressaltar que os Druidas, Stonehenge e os Celtas foram associados erroneamente e esse enigma, reflete até os dias atuais.


- Mistérios de Stonehenge: Verdadeiro ou Falso?

Leia mais sobre Stonehenge, clicando aqui.

Bênçãos plenas do Céu, da Terra e do Mar!

Rowena Arnehoy Seneween ®

Fonte bibliográfica: 
Earth Mysteries - Britannia Homepage
Guia Geográfico do Reino Unido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fáilte... Bem-vindo(a)!