Anam Cara

A cultura celta tem uma bela visão de amor e amizade. Uma de suas fascinantes idéias é o amor da alma, que em gaélico antigo, "Anam" quer dizer alma e "Cara" significa amizade. Assim, "Anam Cara" no mundo celta é o amigo espiritual.

Esta concepção da alma celta não impõe limitações de espaço e tempo. A alma não está presa. É uma luz divina que penetra em você e em sua vida, estimulando um companheirismo profundo e especial.

Na vida todo mundo tem a necessidade de um Anam Cara, o amigo espiritual. Este amor o aceita como você é, naturalmente, sem máscaras ou pretextos. Um tesouro inestimável de entendimento, autoconfiança e de proteção sobre a alma do outro.

O amor é a única luz que pode, realmente, ler os sinais secretos da individualidade e da alma de cada um. No mundo original, só o amor é sábio e só ele pode decifrar a identidade e o destino de cada ser.

O Anam Cara é um dom dos Deuses, uma troca de amizade eterna.

A amizade é sempre um ato de reconhecimento, onde há um despertar, uma sensação de conhecimento antigo e uma afinidade mútua de natureza mágica. E, quando duas pessoas se apaixonam, há uma comunhão que permite a união de dois corações.
Quando a alma e o corpo são um só, eles adentram o Outro Mundo. A profundidade e a beleza desse encontro, seria como estender, ao máximo, as possibilidades dos laços de alegria e êxtase do amor.

O amor é a natureza da alma... O eterno círculo de amizade, amor e comunhão com a sua Anam Cara.

Fonte: Anam Cara - Livro de Sabedoria Celta - John O'Donohue

Bênçãos plenas do Céu, da Terra e do Mar!

Rowena A. Senėwėen ®


2 comments

  1. O seu blog deixou-me cativada.

    Tenho um enorme interesse pela cultura celta. Acho absolutamente lindissima e rica. Tenho pena que haja tanta gente que se esqueceu dela.

    Bem haja,

    Rosicler

    ResponderExcluir
  2. Rosicler, bem-vinda!
    Nossa alma jamais se esquece, estamos aqui para relembrar o caminho... Que aja paz, sempre!

    ResponderExcluir

2006 © Brumas do Tempo - Todos direitos reservados.