Raízes Eslavas

As línguas eslavas são um dos ramos mais importantes das famílias de línguas indo-europeias. E existem três ramos principais: Eslavos Ocidentais, falado por poloneses, tchecos, eslovacos e germânicos; Eslavos do Sul, falado por búlgaros, sérvios, croatas, eslovenos, moldavos, macedônios e pessoas de Montenegro e da Bósnia-Herzegovina; e Eslavos Orientais, falado na Rússia, Ucrânia e Belarus.

No entanto, todos estes idiomas estão intimamente relacionados e, certamente, são bem conhecidos no dias atuais.

A antiga religião eslava pode ser vista como um desenvolvimento natural da religião proto-indo-europeia. Os mesmos elementos, em forma de cognato, são encontrados em ambas. Infelizmente, não temos textos sobre a religião pagã eslava, como os gregos, por exemplo. A maioria das primeiras referências escritas, sobre os pagãos eslavos, são referências breves e imprecisas feitas por cristãos. No entanto, há uma vasta quantidade de costumes populares, poesias, canções, danças e lendas que carregam várias ideias pagãs sobre suas tradições, confirmando à relação ancestral da religião eslava com a religião indo-europeia.

A mitologia eslava, bem como a mitologia polonesa, fala sobre o aspecto mitológico da religião politeísta praticada pelos antigos eslavos antes de cristianização. Os Deuses pagãos polacos possuem uma relação direta com muitos eslavos, como os mitos de seres sobrenaturais encontrados, também, entre os povos que habitam a Europa Central e Oriental.

Além das minhas raízes galegas, faço uma singela homenagem às raízes eslavas: Olenski e Zawitoski... Sława!



Música: Grupo Percival - Pasla

Fonte: Paganismo Eslavo e Línguas Eslavas

Rowena A. Senėwėen

3 comments

  1. Adorei saber mais um pouco do nosso passado e a homenagem também.
    Obrigada em nome da Família Zawitoski do Litoral Paulista.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruna!
    Conheci alguns primos por intermédio do meu pai... Beijos a todos! ;)
    Rowena.

    ResponderExcluir
  3. Sou descendente de ucranianos(região da Volínia), poloneses, alemães e russos, e estou pesquisando meus ancestrais. Desde criança sinto o chamado da Deusa, embora minha família fosse católica(materna) e luterana(paterna).Fiquei feliz em encontrar seu blog,agradeço sua contribuição!!!

    ResponderExcluir

2006 © Brumas do Tempo - Todos direitos reservados.