25 de outubro de 2010

Música Celta - instrumentos musicais

A música celta em termos históricos, infelizmente, não existe!

A História da Música do Ocidente se divide em seis grandes períodos:

- Música Medieval até cerca de 1450

- Música Renascentista: 1451 - 1600

- Música Barroca: 1601 - 1750

- Música Clássica: 1751 - 1810

- Música Romântica: 1811 - 1900

- Música Moderna: 1901 em diante

E o termo "música celta" refere-se aos estilos populares da Irlanda, Escócia, Galícia, País de Gales, Ilha de Man e Bretanha que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos de trovadores medievais.

Suas origens se perderam no tempo, mas revivem nos corações daqueles que hoje trilham o Caminho dos Antigos... A sua sonoridade marcante vai desde o baque de um Bodhrán a uma suave nota de flauta ou ao mais vibrante violino.

Os instrumentos usados foram inventados ou transformados entre o século XVII e XVIII, tendo como forte influência a música folclórica irlandesa, que conservou os traços da música medieval até a barroca, de onde a "música celta" teria suas verdadeiras raízes.

Os instrumentos mais conhecidos e usados, atualmente, são:

- Harpa: símbolo da Irlanda e dos "fílidh" - os bardos irlandeses.

- Flauta: flauta irlandesa ou "tin whistle" - flauta pequena de metal que se assemelha a flauta doce.

- Violino: conhecido como "fiddle" - palavra para descrever violino na tradição irlandesa ou um instrumento musical tocado com arco.

- Bodhrán: instrumento de percussão que se assemelha a um tamborim e faz vibrar a alma e o coração!

- Gaitas: as mais conhecidas são as Gaitas harmônicas ou de boca e Gaita-de-foles, que se subdividem em: Gaita escocesa ou "highland bagpipe", Gaita irlandesa ou "uilleann pipe" e Gaita galega ou "minhota".

- Acordeão: conhecido como concertina, instrumento diatônico, ao abrirmos o fole pressionando um botão, obtém-se uma nota musical.

Família dos alaúdes, guitarras ou violões:

- Banjo: instrumento de corda de corpo redondo.

- Badolim: instrumento de corda de corpo em forma de pêra.

- Bouzouki: instrumento de corda de origem grega, também conhecido como "irish bouzouki".

A música encanta nossas vidas em todos os sentidos... Enlevando a alma e nos incentivando durante a caminhada. Quantas são as músicas que, ao tocarem, nos levam por entre as notas do tempo, fazendo-nos lembrar que os ciclos são eternos!

Grupo Omnia
Sugestões de músicas no gênero "Pagan Folk": Música e Dança.

Bibliografia:
Wikipédia Uk e The Standing Stones
Imagem: Grupo Omnia - Pagan folk


Bênçãos plenas do Céu, da Terra e do Mar!

Rowena Arnehoy Seneween ®

5 comentários:

  1. Anônimo26/5/13

    obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  2. Joshua Max6/12/13

    Muito bom, Rowena A. Seneween!
    Acabei de conhecer este blog e já me interessei pelos temas que você aborda, como a cultura celta e medieval. Adoro muito o estilo musical Folk!
    Continue postando, por favor.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Não se ofenda com o que vou dizêr,Valéria.
    Tal como aquilo que designa por "celta" também não existe.
    A farsa do celtismo é extensa e muito bem "construída" dêsde os anos 60, na época chamada «hippy» , altura em que a falsa espiritualidade «new-age» começou a "sair para a rua"(os seus antecedentes vêm de umas décadas antes, da criadôra da "teosofia"...) , ou seja , a sêr espalhado por tudo o que é desinformação...
    A Gaita Minhôta , é minhôta mêsmo. Tal como a Gaita Transmontâna, sendo a Transmontâna uma das mais ancestrais no mundo.Embora o Minho seja parte da Galécia Antiga , era na Braga pré-romana que estava o centro de podêr( a capital) da Galécia.
    Eu sou MInhôto.Sou também Conii-Lusocalaico, ou seja , Português.De "celtas" nada têmos .As Nossa Raízes são bem mais ancestrais, e os "celtas" nunca chegaram á Atlântica Oestriminis Conii-Lusoibérica que é Portugal.Os que entraram na Sagrada Península da Hibéria , ficaram pela Hibéria mediterrânica, miscigenando-se com os Iberos e diluindo-se nêles, ao contrário da agenda manipulativa que fala de "celtiberos".Tal não existiu.O que existiu e existe, são os Iberoceltas (quando muito) , pois a cultura/sangue mais Forte e Autótocne, sobrepôs-se , naturalmente á dos invasôres.
    A Irlanda só é "celta" artificialmente.Tôdo êsse Mito começou a sêr "construído" na Irlanda, por questões Nacionalistas, como afirmação para se difernciarem dos invasôres inglêses.Tal como aconteceu na Galiza em relação a Castela.
    Para além disso gostaria de terminar , dizendo que nen sequer menciona Portugal, na verdade , as Raízes Culturais e genéticas da maioria dos brasileiros, e, as Raízes Culturais e genéticas dos Portuguêses , são as que mencionei muitíssimo resumidamente atrás, e que são também , na grande maioria, as vossas.

    Cumprimentos Conni-Lusibéricos

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de acrescentar/emendar: A Irlanda só é "celta" artificialmente.Tôdo êsse Mito começou a sêr "construído" na Irlanda,no século XIX, por questões Nacionalistas, como afirmação para se difernciarem dos invasôres inglêses.Tal como aconteceu na Galiza em relação a Castela.

    ResponderExcluir

Fáilte... Bem-vindo(a)!