A Magia de Merlin

Uma das referências de Merlin, o grande feiticeiro, profeta, mago e tutor do rei Arthur, surgiu no início da Idade Média, retratado através da criação poética de Geoffrey de Monmouth (1100 - 1155 d.C.) em "Vita Merlini", durante o Ciclo Arthuriano.

A lenda de Merlin é inspirada na mitologia galesa, descrito como o senhor da ilusão, das divinações, das previsões e que tinha a grande habilidade para mudar de forma, tal como alguns Deuses celtas e druidas. Os mitos nos contam que Merlin pode ter sido o sucessor do Bardo Taliesin que, na forma de Gwyon, nascera de Cerridwen e se tornara um grande mago, após tomar, acidentalmente, três gotas da poção mágica do Caldeirão da Inspiração, descrito em "Hanes Taliesin" traduzido por Lady Charlotte Guest.

O romancista inglês Thomas Malory (1405 - 1471 d.C.) ao escrever "Morte d'Arthur" apresenta-o como conselheiro e protetor de Arthur.

Merlin é um personagem mítico com fortes influências pagãs da cultura céltica, além da inspiração galesa do bardo Myrddin, e que nos encantam tal como todas as lendas deste período, remetendo-nos a magia e aos encantos deste famoso personagem.


Leia também: Cerridwen e Gwyon

Bênçãos plenas do céu, da terra e do mar!

Rowena A. Senėwėen ®

6 comments